Total de Lojas: 778  
 
Ouça nosso Spot 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Flash Player

 

 
   
 
 
 
16/03/2006
Conector Unipolar e Derivador de Energia: O que explica tanta economia?
 

Fios enrolados ou torcidos fazem aumentar muito a conta de energia, pois provocam resistência à passagem da corrente elétrica (na Física, este fenômeno é chamado de Efeito Joule).

O fio de cobre, mesmo sendo um dos melhores condutores de energia elétrica, não permite aperto com torque adequado nas suas emendas. Essa maleabilidade natural do metal é interessante para a instalação da fiação dentro de dutos, conexões, caixas e etc., mas é prejudicial à fixação a outro condutor. Isto faz com que ocorra, no decorrer do tempo, dissipação de corrente em forma de calor, com desperdício de energia e até risco de curto-circuito.

A tecnologia desenvolvida pela DERSEHN utiliza braçadeiras de aço, soldadas individualmente, o que proporciona torque além do exigido pelas normas. Esta compressão mecânica é que produz uma junção capaz de impedir a fuga de energia.

O Conector Unipolar já está sendo comercializado normalmente. O Derivador de Energia (único no mundo capaz de anular varias emendas através de uma única peça) está em fase de adequação às normas internacionais. João Carlos Sehn acredita que estará no mercado no mês de abril ou maio deste ano.

Os dois produtos substituem com muita eficiência qualquer tipo de emenda, sem causar dano aos condutores. Os conectores existentes, de louça ou de plástico, mutilam os cabos flexíveis, reduzindo-lhes a área de contato e a passagem dos elétrons. Motivo principal porque a DERSEHN foi buscar a certificação INMETRO-UL. Com o selo o consumidor saberá diferenciar um produto de qualidade dos demais que causam desperdício de energia. Assim, o governo também poderá agir, retirando do mercado dispositivos que prejudicam os consumidores.

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) em imóveis residenciais no Estado de São Paulo, mostra que um grande número de edificações pode estar com as instalações comprometidas em termos de segurança, e chama atenção para a necessidade de melhorar a qualidade das instalações elétricas. Segundo informações colhidas junto ao Corpo de Bombeiros de Pelotas, em média, no Rio Grande do Sul, das ocorrências atendidas, sinistros em prédios cuja causa seja curto-circuito, alcança 76%. Não informaram o número de vítimas por trás dessas ocorrências, mas para se ter uma idéia do perigo, apenas sobre danos materiais, basta lembrar que, quando dois fios de cargas OPOSTAS entram em contato, a temperatura pode alcançar 3000ºC. Como o próprio aço funde a 1530ºC, pode-se deduzir que nenhum material, nem mesmo o concreto, poderia resistir a uma temperatura tão elevada.

Além de facilitar as instalações com cabos flexíveis, os produtos DERSEHN têm como vantagens a firmeza do contato, a segurança, a estética e a organização dentro das caixas de passagem, justamente o que um bom dispositivo elétrico deve oferecer aos seus usuários.

Agora é possível, portanto, fazer instalações elétricas próprias do século XXI. As características dessas inovações podem ser listadas e relacionadas com seus benefícios:

MAIOR ECONOMIA - Maior aproveitamento na passagem da corrente elétrica, pois aumenta a área de contato sob pressão nas junções de fios e cabos elétricos;

MECÂNICA EFICAZ – os terminais têm braçadeiras de aço, soldadas, que permitem aperto com torque superior ao da torção de fios, sem mutilar ou causar qualquer tipo de dano aos condutores;

SEGURANÇA – otimiza e mantém a qualidade dos contatos elétricos;

PRATICIDADE – as instalações e manutenções são muito mais fáceis de fazer;

PADRONIZAÇÃO – ao respeitar e até superar os padrões das normas nacionais e internacionais de segurança, permitem que as ligações elétricas prediais alcancem níveis de excelência em eliminação de desperdício e em organização.

Com essa nova tecnologia, não se justifica mais pagar todo mês por uma energia que não foi consumida.

Fonte: Texto da Jornalista Janaina Gomes

 















     
 
 Conector   Derivador   Onde Comprar    Institucional   Notícias   Prêmios   Direito   Artigos   Downloads   7 Dicas   Fale Conosco 
 
   
  DERSEHN do Brasil - Todos os direitos reservados - Produzido por Sitionet Soluções Digitais