Total de Lojas: 778  
 
Ouça nosso Spot 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Flash Player

 

 
   
 
 
 
08/10/2007
Edifícios antigos precisam de revisão nas instalações elétricas
 

Em uma amostragem de 150 edifícios com mais de 20 anos em 12 bairros diferentes da cidade de São Paulo, 100% deles possuíam instalações elétricas deficientes e necessitando de reparos. O levantamento foi realizado em 2005 pelo Programa Casa Segura, que visa orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de adequar as instalações elétricas.

A partir do estudo, foi possível estabelecer um diagnóstico das instalações elétricas dos edifícios residenciais da cidade de São Paulo, que conta com um total de 38 mil edifícios, sendo 16 mil deles com idade superior a 20 anos. De acordo com a coordenadora de marketing do Instituto Procobre e responsável pela criação do programa, Milena Guirão Prado, a má qualidade das instalações elétricas identificada em edifícios antigos ocorre porque os prédios com idade avançada não tiveram instalações elétricas dimensionadas para as atuais necessidades de consumo e precisam passar por uma revisão criteriosa.

Para Milena, a importância de se manter as instalações elétricas adequadas vão desde a prevenção de incêndios, uma vez que instalações elétricas inadequadas são a segunda maior causa de incêncios, até a economia de energia e a prevenção do desgaste excessivo dos aparelhos domésticos.

Depois da vistoria nos edifícios, os técnicos associados à entidade emitiram aos síndicos relatórios contendo a identificação dos problemas e as medidas que deveriam ser tomadas para solucioná-los. De acordo com os números do programa, 40% do grupo de controle de 150 prédios já realizaram as obras sugeridas e 18% estão com obras em andamento.

Além disso, 7% dos edifícios realizaram todas as obras indicadas e 69% acreditam que as indicações realizadas correspondem a todas as necessidades reais de manutenção da instalação elétrica, como troca e adequação da fiação e instalação do fio terra. A grande aceitação tem base na confiabilidade dos relatórios feitos pelos profissionais associados ao Programa Casa Segura, que utilizam regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) durante as vistorias.

Da Redação - Revista Lumière - www.portallumiere.com.br - 21/03/2007

 















     
 
 Conector   Derivador   Onde Comprar    Institucional   Notícias   Prêmios   Direito   Artigos   Downloads   7 Dicas   Fale Conosco 
 
   
  DERSEHN do Brasil - Todos os direitos reservados - Produzido por Sitionet Soluções Digitais