A DERSEHN
adersehn

A DERSEHN do Brasil foi criada por João Carlos Sehn em 18 de fevereiro de 2002 na cidade de Pelotas/RS, com a intenção de produzir e comercializar seu invento, o Derivador de Energia com a marca DERSEHN.

A ideia do Derivador de Energia surgiu a partir da observação de um serviço que estava sendo realizado por um eletricista, quando este emendava uma quantidade de fios que saíam de dentro de uma caixa de passagem (modo de dizer) localizada no teto de um dos ambientes de sua casa. O Derivador de Energia é um dispositivo de conexão multivias que faz ligações elétricas entre condutores.

É um distribuidor de energia para ambientes e deve ser instalado no interior de caixas de passagem quadradas, sextavadas, octogonais ou similares. Além de eliminar emendas, grande causa de desperdício de energia, caracteriza-se pelo modo visionário de ser uma única peça capaz de distribuir energia a partir de determinado ponto e pela eficiência de seu arranjo construtivo. Produto com técnica revolucionária registrado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial como Invenção e considerado Inovação pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

As emendas tradicionais, como muitos sabem, não proporcionam um contato elétrico perfeito porque carecem de um dispositivo que lhes proporcione aperto (torque) para eliminar as micro folgas. Esta realidade acaba estreitando a passagem da corrente elétrica fazendo com que uma parcela de elétrons da corrente elétrica não siga seu curso devido à resistência encontrada nessas folgas. Assim, por conta desse estreitamento, esses elétrons chocam-se entre si transformando se em energia térmica, que significa calor. Boa parcela do desperdício de energia que ocorre hoje está diretamente relacionada a essa dissipação, também denominada de perda de corrente elétrica ou fuga de energia.

Para que o Derivador fosse produzido parcerias foram feitas com outras empresas, quase todas fora do município de Pelotas. Máquinas, matrizes e equipamentos foram desenvolvidos com custo totalmente bancado pela DERSEHN. A DERSEHN é proprietária de todo o sistema produtivo do Derivador.

Como o mercado aceitou muito bem o Derivador de Energia, logo surgiu um questionamento em relação aos conectores existentes.

Ao verificar o modo operacional de contato desses dispositivos, sejam eles de porcelana ou de plástico, observou-se que realmente não atendiam com a devida eficiência uma das funções a qual foram destinados. A Norma NBR 9313 em seu item 4.2.4, estabelece que... “Os conectores não devem provocar divisão ou mutilação do encordoamento quando aplicados a condutores encordoados” (cabos flexíveis). Esse descumprimento nos leva a compreender uma infeliz realidade: “Os consumidores compram sem saber que estão levando um produto que poderá provocar consumo excessivo de energia e aumento na conta de luz, principalmente quando utilizados para conectar duchas ou chuveiros elétricos, e pior, ser causa no futuro de acidente por curto-circuito devido a má conexão elétrica gerada.”

Por isso surgiu o Conector Unipolar com Bornes Móveis DERSEHN, produto patenteado, de fácil manuseio, eficiente e de inúmeras aplicações.

Atualmente, além do Derivador de Energia e do Conector Unipolar com Bornes Móveis, existem outras variações que atendem perfeitamente instalações prediais e industriais.

Portanto, depois deste pequeno histórico é fácil constatar que o objetivo da DERSEHN é fornecer produtos inovadores que combatam com mais eficácia a fuga de energia e suas consequências.