A DERSEHN
adersehn

A DERSEHN do Brasil foi criada por João Carlos Sehn em 18 de fevereiro de 2002 na cidade de Pelotas/RS, com a intenção de produzir e comercializar seu invento, o Derivador de Energia com a marca DERSEHN.

A ideia do Derivador de Energia surgiu a partir da observação de um serviço que estava sendo realizado por um eletricista, quando este emendava uma quantidade de fios que saíam de dentro de uma caixa de passagem (modo de dizer) localizada no teto de um dos ambientes de sua morada. O Derivador de Energia é um dispositivo de conexão multivias que faz ligações elétricas entre condutores e deve ser instalado no interior de caixas de passagem quadradas, sextavadas ou octogonais.

Além de eliminar emendas (grande causa de desperdício de energia, de maneira oculta), caracteriza-se pelo aspecto visionário de ser uma peça única capaz de distribuir / derivar energia no sentido amplo, ou seja, que contempla FASE e NEUTRO, a partir de determinado ponto e com a eficiência devida. Produto com técnica revolucionária registrado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial como Invenção e considerado Inovação pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

As emendas tradicionais, como muitos sabem, não proporcionam um contato elétrico perfeito porque carecem de um dispositivo que lhes possibilite aperto adequado (torque elevado) em toda a área de conexão dos condutores envolvidos, para eliminar e/ou reduzir as micro folgas. Esta constatação demonstra o estreitamento da passagem da corrente elétrica, fazendo com que uma parcela de elétrons da corrente elétrica não siga seu curso em decorrência da resistência encontrada nessas folgas. Assim, por conta da diminuição do espaço, esses elétrons chocam-se entre si e transformam parte da energia elétrica em energia térmica, que significa calor. Boa parcela do desperdício de energia que ocorre hoje está diretamente relacionada a essa dissipação, também denominada de perda de corrente elétrica ou fuga de energia.

Como o mercado aceitou muito bem o Derivador de Energia, logo surgiu um questionamento em relação aos conectores que havia na época.

Ao verificar o modo operacional de contato desses dispositivos, sejam eles de plástico ou porcelana, observou-se efetivamente que não atendiam com plenitude (e ainda não atendem) a uma das funções a qual existe requisito na ABNT. A Norma NBR 9313 em seu item 4.2.4, estabelece que... “Os conectores não devem provocar divisão ou mutilação do encordoamento quando aplicados a condutores encordoados” (cabos flexíveis). Esse descumprimento levou o inventor João Carlos Sehn a entender uma infeliz realidade: “Os consumidores compram sem saber que estão levando um produto que poderá provocar consumo excessivo de energia e aumento na conta de luz, principalmente quando utilizados para conectar duchas ou chuveiros elétricos, e pior, ser causa no futuro de acidente por curto-circuito devido à má conexão elétrica gerada.”

Por isso, em decorrência dessa situação, surgiu o Conector Unipolar com Bornes Móveis DERSEHN, produto patenteado, de fácil manuseio, eficiente e de inúmeras aplicações.

Atualmente, além do Derivador de Energia e do Conector Unipolar com Bornes Móveis, a DERSEHN produz outras variações que suprem perfeitamente necessidades de instalações prediais e industriais.

Portanto, depois deste pequeno histórico, é fácil constatar que o objetivo da DERSEHN é fornecer produtos inovadores que combatam com mais eficácia a fuga de energia e suas consequências.